Crônicas da vida – Amanda Saraiva Damascena faz 15 anos

UnknownHoje, minha filha Amanda está fazendo quinze anos.  

O nascimento desta menina foi um dos dias mais felizes da minha vida.

E de lá para cá, vivenciei um turbilhão de emoções diversas que enriquecem o espírito de qualquer pessoa.

SAMSUNG DIGIMAX A503

Amanda sempre foi muito alegre, e sempre me fez rir muito. Seja com suas caretas, beicinhos e dancinhas, seja com suas tiradas impagáveis, seja com o humor estranhamento parecido com o das tias cariocas, seja com os trocadilhos infames, piadas absolutamente oportunas ou simplesmente seu sorriso maroto, com a cara totalmente coberta de tinta…

Amanda sempre foi muito agitada, e embora a paternidade tenha chegado em um bom momento da minha vida no quesito estabilidade, ela veio me encontrar alguns quilinhos acima do peso… mas mesmo assim várias temos fotos de nossas caminhadas, – na verdade, eu andando atrás dela – dos balanços de praça, das atividades na escola, de banhos de chuva e até de jogo de bola no quintal.

UnknownAmanda sempre foi muito carinhosa, e nos baixos da vida, sempre veio dar uma palavra de alento ou de tranquilidade. Por vezes, ela apenas ficava ali. Por vezes, falava alguma coisa surpreendente, terna ou simplesmente, tranquilizadora. E nos altos da vida, sempre doce e presente: lembrança das mais agradáveis sempre será a imagem daquela menina correndo para me abraçar, quando eu passava na porta…

Amanda sempre foi inteligente e criativa, com bom desempenho escolar, destaque nas atividades, com grande capacidade de criação de textos. Durante anos, manteve um blog, e sempre escreveu muito bem. Sempre chamou muita atenção em todos os lugares onde esteve. A timidez só chegou na adolescência, pois antes, exercia seu papel de sol sem o menor pudor…

SAMSUNG DIGIMAX A503Amanda sempre me deu preocupação, mas como não se preocupar quando amamos alguém, e tememos pela sua tranquilidade e segurança? Feriu o dedo na janela, pegou dengue, cortou o próprio cabelo, quase se perdeu dentro de shopping, passou uma faca na mão, ralou o joelho nos tombos da vida, machucou o quadril patinando… E agora ela está fazendo quinze anos. Persiste a alegria, a agitação, o carinho, a inteligência, o brilho e a preocupação. Em outros patamares, agora. O humor é mais elaborado, e minhas piadas idiotas já não fazem sucesso. O carinho persiste, mas manifestações públicas “queimam o filme”. A agitação está aí, mas um pouco mais podada pelas regras sociais. A inteligência… essa continua a mesma. E a preocupação… essa vai ser para sempre.

Foto_Dia_2011-12-10 07-14-46Mas fico feliz por Deus ter me dado esta filha, e ela continuar me amando.

Por esta fase da vida, ela já deve estar além daquele momento onde se nota que o pai não é um super-herói, não criou a vacina contra paralisia infantil, não fundou a Microsoft e nem vai poder prover todos os desejos e necessidades da filha. É apenas um gordinho de meia idade, uma pessoa comum que tenta manter as coisas funcionando. Isso se ela não achar coisa pior…

20141026_193549Mas, mesmo assim, ela continua me amando e enchendo minha vida de alegria.

Quando eu era bem mais jovem, alguma coisa ali entre o fim da infância e o início da adolescência, eu fantasiava que tudo que eu escrevesse iria virar ouro depois que eu não estivesse mais aqui. Literalmente. Assim, eu iria deixar essa riqueza para a humanidade. Então, eu escrevia com o dedo nos degraus do escorregador, nas paredes das casas, nas laterais dos carros, em todos os lugares que eu podia.

Hoje, um pouco mais lúcido e muito menos lúdico, sei que isso não vai acontecer. Mas, não tem problema. Deixarei coisa melhor, muito melhor. Pois hoje, parte da riqueza que deixarei para o mundo está fazendo quinze anos.

Te amo, filha.

Foto_Dia_2013-02-24 10-21-27 (6)

Esta entrada foi publicada em Publicações. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário