Servidores da SETIN são apresentados ao novo banco de dados do TRT8

Os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) foram apresentados nesta sexta-feira, 19, aos resultados obtidos com a conclusão da primeira fase do projeto de atualização do parque tecnológico do TRT8, que consistiu na implantação da infraestrutura e migração das informações para o novo banco de dados, bem como da implantação da nova política de backup. A apresentação foi conduzida pelo chefe da seção de Banco de Dados da SETIN, Luiz Carlos Damascena. De acordo com ele, o Tribunal tem agora, entre armazenamento e processamento, uma capacidade quase dez vezes maior.

A migração para o novo ambiente de banco de dados aconteceu durante o feriado de carnaval, em fevereiro deste ano. Agora, a implantação foi concluída administrativamente e apresentada oficialmente a todos os colaboradores da SETIN. Damascena esclarece que, antes, a solução de banco de dados do TRT 8 estava armazenada em três computadores, cada um com quatro processadores Xeon CPU 2.8, Memória de 16 GB (gigabytes, sendo 2GB efetivamente utilizáveis), sistema operacional Red Hat 4.5 de 32 bits, 3,5 TB (terabytes) de espaço de armazenamento. Agora, são utilizados quatro computadores, cada um com oito processadores Xeon CPU E5620, Memória de 48 GB (efetivamente utilizáveis), sistema operacional Red Hat 6.3 de 64 bits, 10,5 TB de espaço de armazenamento.

A apresentação foi para uniformizar o conhecimento da equipe de informática sobre o novo hardware que recebemos,
de excelente qualidade, bem como sobre a adoção de soluções de software mais modernas”, diz Damascena sobre o processo de atualização, que começou em janeiro deste ano. De acordo com ele, a mudança vai resultar em mais confiabilidade, estabilidade, segurança e rapidez na prestação do serviço jurisdicional. “Estamos agora com tudo o que há de mais moderno nessa área em hardware, sistema operacional e banco de dados. Digo aos colegas que talvez não sejamos a maior instalação de Oracle do Norte, mas há uma boa chance de que sejamos a melhor instalação”, diz o chefe de seção. Oracle é o nome do gerenciador do banco de dados, o programa que armazena todas as informações do Tribunal, com exceção do Processo Judicial Eletrônico (PJe), cuja tecnologia é diferente e fornecida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). “Todos os demais dados de sistemas corporativos ficam no banco Oracle”, completa Damascena.

Material originalmente publicado na Central de Notícias do Tribunal do Trabalho da 8ª Região

Esta entrada foi publicada em Publicações. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário