Crônicas da vida: Resistência a mudança. Por motivos não nobres…

Sou um homem simples, de hábitos conservadores.

Frequentava o mesmo barbeiro há quase duas décadas, mas o mesmo infelizmente faleceu.

O filho assumiu o ponto mas, policial militar lotado no interior, nem sempre está disponível.

Com o cabelo beirando o impenteável, minha esposa disse – “Porque você não vai no salão da academia ?”

E assim, enquanto minha esposa e minha caçula faziam uma “escova”, fui cortar o cabelo.

O primeiro impacto foram as cinco TVs de LED agitando o ambiente, passando programação da TV paga – no “meu” salão, é uma TV de tubo, que só pega o sinal da Bandeirantes, exibindo sempre aqueles programas “mundo cão”, e isso com muita chiadeira.

Depois me oferecem água, café ou capuccino – no “meu” salão, é água gelada em copo de geleia, que a gente mesmo pega em uma velha geladeira azul.

A lavagem do cabelo é com água quente, com dois xampus diferentes, em uma cadeira tão confortável que eu dormiria nela – no “meu” salão, é um borrifador.

Distraído, me assusto com o profissional cortando excessos na sobrancelha – no “meu” salão, fora o cabelo, só pelo do nariz. E a pedido…

A conversa trata da execução do brasileiro na Indonésia, e sobre as peculiaridades do sistema judicial daquele país – no “meu” salão, falamos sobre futebol. As vezes, falamos de futebol também. E, vez ou outra, sobre futebol.

As revistas são todas sobre decoração, arquitetura, moda e saúde – no “meu” salão”, são revistas masculinas. E o caderno “Polícia” do jornal popular.

Próximo ao final, cremes, géis, aerossóis e outras coisas, para “dar um aspecto natural ao cabelo” – no “meu” salão, é Leite de Rosas. Quanto mais arder, melhor.

Começo a achar que devo rever meus conceitos, me desapegar dos ranços machistas e ceder ante a modernidade e a qualidade.

Aí vem a conta – cinco vezes o preço que costumo pagar.

Mês que vem, volto ao “meu” salão.

Esta entrada foi publicada em Publicações. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário